ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

Pedagogia

O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação à distância.

Profissões relacionadas ao curso: educador, pedagogo, pesquisador, professor, coordenador, supervisor, tutor pedagógico.

Pedagogo

O pedagogo é um educador que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a Educação Básica. Sua atribuição central é a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental , mas pode desempenhar outras atividades relacionadas à educação e ao ensino: coordenação de equipes, acompanhamento, orientação e gestão de escolas ou sistemas de ensino. A elaboração e análise de materiais didáticos (livros, vídeo, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros) também integram seu campo de atuação.

Principais áreas de atuação

  • Escolas – Sistemas de ensino (federal, estadual, municipal ou privado)
  • Assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs)
  • Consultoria para empresas, órgãos de governo ou organizações sociais
  • Elaboração de políticas públicas

Evolução da profissão

  • Na escola, o pedagogo pode assumir funções de coordenação do trabalho pedagógico ou de gestão.
  • Com a experiência, pode prestar consultoria, elaborar materiais didáticos e desenvolver ações pedagógicas em organizações que se dedicam à educação não formal.
  • Fazer cursos de aperfeiçoamento e especialização colabora para que o profissional expanda seu campo de trabalho.
  • O pedagogo pode atuar não apenas como professor, mas também como gestor em instituições de educação formal e não formais, em áreas afins à educação e no setor de recursos humanos de empresas. Por isso, é importante ficar atento a todas as oportunidades.


Estágio Curricular

O estágio curricular do curso de Pedagogia Licenciatura, tem início no 2º semestre e caracteriza-se como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional decorrente da participação em situações reais de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, e tem por objetivo exercitar a competência técnica e habilitar o estudante a exercer sua profissão, ensejando aos licenciados a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens do ensino ou de projetos pedagógicos, realizados sob responsabilidade da FACULDADE DE ANICUNS.

O Curso de Pedagogia

Forma professores para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.